UTI

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI), é um setor complexo, dotado de tecnologias, para atender 24 horas os pacientes que estão internados nesta área. A mesma surgiu para oferecer um suporte maior para os pacientes que necessitam de cuidados intensivos, em estado potencialmente grave ou com descompensação de um ou mais sistemas orgânicos.

É composta por uma equipe interdisciplinar, formada por  médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e assistente social.

O paciente internado neste setor é monitorado, recebendo atenção exclusiva , tratando sua patologia de forma especial, personalizada e humanizada.

Os equipamentos utilizados na UTI são de ponta, entre eles destacamos os ventiladores mecânicos que auxiliam na respiração, sendo de ultima geração e resultando num maior conforto para os pacientes.

A UTI adulto do HSA possui dez leitos e é regulada pela Central Estadual de Leitos com sede em Porto Alegre, através dela recebemos pacientes provenientes de vários municípios do estado. Está localizado junto a estrutura física da UTI adulto a sala de atendimento da equipe da comissão intra hospitala de doação de órgãos e transplantes .

Visando um atendimento humanizado na UTI adulto, a equipe busca durante o horário da visita orientar os familiares quanto ao quadro clínico do paciente, a importância e necessidade  do uso dos equipamentos, e esclarecendo dúvidas a cerca do paciente para  amenizar a ansiedade e a angustia que os familiares desenvolvem quando da permanência de um ente querido na UTI.