Hospital Santo Ângelo

UTI Neonatal: dedicação que salva vidas

XXXXXEm funcionamento desde 2009, a UTI Neonatal é referência no Estado, atendendo não apenas recém-nascidos da região, mas também de outras cidades gaúchas. O serviço é regulado pela Central de Leitos do Rio Grande do Sul. São atendidos na UTI Neonatal recém-nascidos em condições delicadas de saúde, incluindo prematuros extremos com peso inferior a um 1,5 quilos, ou de 0 a 28 dias de vida.
O médico responsável pela unidade, Guilherme Dutra Pinheiro, conta que uma equipe multidisciplinar com 37 profissionais, formada por médicos pediatras, médicos neonatologistas, enfermeiros, enfermeiros especialistas em UTI, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicóloga, nutricionista, fonoaudióloga e oftalmologista atuam no setor. Com equipamentos de alta tecnologia, a UTI Neonatal oferece terapia especial para o desenvolvimento do bebê como o método canguru, o banho de ofurô, a rede, a musicoterapia, a diminuição de luminosidade e o polvo. Além disso, realiza testes do pezinho, orelhinha e do olhinho.  A UTI Neonatal conta com 10 leitos e é coordenada pela enfermeira gestora, Aline Rebelato. No dia 1º de maio a unidade estará completando oito anos de funcionamento.
BANCO DE LEITE
O médico Guilherme Dutra Pinheiro, lembra que o Banco de Leite Humano precisa de doações. Ele salienta a importância deste gesto solidário por mães que tenham bastante leite e estejam com os exames exigidos para a doação.