Hospital Santo Ângelo

Palestra evidencia a importância da medicina preventiva

XXXXXA “medicina preventiva” foi o tema da palestra desenvolvida na segunda-feira, 27, no auditório do HSA. O palestrante Rogério da Silva, do Grupo Saúde e Vida de São Paulo, observou que as pessoas não dão a importância necessária para saúde, principalmente no que se refere à prevenção de doenças.
No encontro, Rogério resgatou os primeiros registros de HIV/Aids no mundo e explicou que a doença é transmitida de quatro formas: sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno. O profissional ressaltou os principais sintomas da doença, assim como mostrou a importância do uso do preservativo e outras ações de prevenção. Conforme Rogério o risco de a mulher ser infectada pelo vírus HIV é oito vezes maior do que o homem.
O palestrante também falou do sarcoma de Kaposi, um raro tipo câncer nos vasos sanguíneos e linfáticos, que se manifestando principalmente como lesões de pele em portadores do vírus HIV. Rogério da Silva também falou sobre sintomas e medidas de prevenção de outras doenças sexualmente transmissíveis.