Hospital Santo Ângelo apresenta projeto de ampliação

XXXXX
No sábado, 18, o provedor Odorico Bessa Almeida, apresentou o projeto de ampliação do Hospital Santo Ângelo que prevê 7.141 metros quadrados de obra e investimento de cerca de 29 milhões. Atividade contou com a participação do deputado federal, Darcício Perondi, deputado estadual, Eduardo Loureiro, prefeito Jacques Barbosa, presidente da AMM, Brasil Sartori, presidente da Câmara de Vereadores, Adolar Queiroz, secretário de Turismo, Esporte, Lazer e Juventude, Vando Ribeiro, assim como Nara Damião (representando o deputado federal e Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra), o diretor técnico do HSA, Loi Roque Biacchi, o diretor clínico, Flávio Christensen, vereadores Vinicius Makvitz, Lucas Lima e Felippe Terra Grass, representantes da Liga de Combate ao Câncer, entre outros convidados.
Na abertura da solenidade, o provedor Odorico Bessa Almeida, fez um resgate do processo de recuperação do Hospital Santo Ângelo que começou com a provedora Velci Machado e teve prosseguimento em outras gestões. Lembrou ainda o trabalho de muitas mãos que possibilitou os avanços e conquistas da Casa de Saúde que atende hoje uma população de 300 mil pessoas, disponibilizando 44 serviços de alta e média complexidade.
PROJETO
O diretor administrativo, Sidnei Rugeri, realizou apresentação técnica do projeto que prevê no térreo, na área do hospital, um acesso principal, sala de urgência e emergência, ambulatório, diagnóstico por imagem e espaço para circulação. No 2º pavimento, novo Bloco Cirúrgico, área técnica, Centro de Material Esterilizado (CME) e área de circulação. E no 3º pavimento, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sala de internação e espaço de circulação; enquanto no 4º pavimento: internação e circulação. O Centro Cirúrgico terá sete salas de cirurgia. Também está previsto 120 leitos de UTI e internação. Com essa ampliação o Hospital Passará a contar com cerca de 300 leitos.
A questão sustentabilidade foi outro ponto apresentado pelo diretor administrativo. Nas instalações haverá captação e aproveitamento de água de chuva; painéis fotovoltaicos e cobertura verde. A elaboração do projeto é da Rocha Construarq e da Fortes Arquitetura e Engenharia.
MOÇÃO DE APOIO
No final do encontro, os presentes assinaram uma moção de apoio ao projeto que foi repassado ao deputado federal Darcísio Perondi. O parlamentar parabenizou o Hospital Santo Ângelo pela iniciativa. “A recuperação do Hospital Santo Ângelo é um caso de sucesso. Em tempo de crise se recuperou e cresceu. Com essa ousadia o hospital terá um salto maravilhoso. Eu e o deputado e ministro Osmar Terra estamos comprometidos com esse projeto que já foi entregue ao presidente Michel Temer. Saio daqui convicto que Santo Ângelo dentro de três a quatro anos será um dos 10 maiores hospitais filantrópicos em leitos e tecnologia”, finalizou.