XXXX

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) registrou aumento de 11% no número de ocorrências em relação a 2015. A informação é do coordenador do serviço de enfermagem do Samu, Alex Martins Antunes. Segundo ele, em 2016 foram cerca de três mil atendimentos enquanto em 2015 o número chegou a 2,7 mil.

O Samu do HSA conta com duas viaturas, uma de suporte básico e outra de urgência. A frota foi renovada há três anos. O quadro é formado por 30 profissionais, dos quais seis enfermeiros, cinco técnicos de enfermagem, nove médicos e 11 condutores de veículos de emergência.

Alex salienta que apesar do aumento das ocorrências, diminuiu o número de registro de atendimento de vítimas de acidente de trânsito. O enfermeiro lembra o trabalho educativo e de orientação feito pelo Samu através de palestras para escolas, empresas e entidades.

Funcionando desde 2009, o Samu do HSA já realizou 15.565 atendimentos. O Samu tem na coordenação dos serviços médicos, Flávio Christensen.

Para acionar o Samu é preciso ligar para o número 192. O telefonema é atendido pelo sistema de regulação estadual que pega informações do local da ocorrência, assim como repassa orientações até a chegada do socorro.

 

Foto: Divulgação