Hospital Santo Ângelo

Qual a importância dos exames médicos periódicos?

xxx
Os exames médicos periódicos são fundamentais para a avaliação do estado de saúde do trabalhador. Eles têm com objetivo orientar quanto aos níveis dos fatores de risco sejam eles físicos, químicos, biológicos, ergonômicos ou de acidentes a que estão expostos em seu ambiente de trabalho.
A legislação que fundamental a obrigatoriedade dos exames médicos periódicos é de 08/06/78 regulamentada e a portaria nº 3214. A empresa e que tiver alguma pendência referente aos exames periódicos ou não realizá-los em seus colaboradores estará sujeita a multas e autuações junto aos órgãos fiscalizadores.
Os exames devem ser realizados em períodos anuais ou bianuais, conforme o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Portanto, a Medicina Ocupacional conta com a colaboração de todos os funcionários para que os exames periódicos sejam realizados em tempo hábil, caso contrário o mesmo estará sujeito as sanções administrativas previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Esse trabalho é desenvolvido no HSA pelo médico do Trabalho Darci Kaercher Junior e a enfermeira do Trabalho, Eduarda Perim Motta.