Ministro inaugura novo serviço de mamografia

U
Ministro Osmar Terra inaugura novo serviço de mamografia no Hospital Santo Ângelo
Durante a solenidade na quinta-feira, 27, o provedor Odorico Bessa Almeida salientou a importância desse investimento para a Casa de Saúde

O Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, e o provedor Odorico Bessa Almeida fizeram a entrega de equipamento e a inauguração do novo serviço de mamografia do Hospital Santo Ângelo. A solenidade contou com a presença do diretor administrativo Sidnei Ruggeri, o diretor técnico, Loi Roque Biacchi, o consultor Edemar Paula da Costa, a enfermeira chefe, Maristane Almeida, a vice-prefeita, Nara Damião, o deputado estadual, Eduardo Loureiro, o vereador Vinicius Makiviz, o presidente do Conselho Municipal de Saúde.
Na ocasião o provedor Odorico Bessa Almeida ressaltou a importância da inauguração das novas instalações do serviço de mamografia e da aqusição do novo aparelho, viabilizada através de emenda parlamentar do então deputado Osmar Terra que garantiu o repasse de R$ 140 mil. “O hospital fez as adequações do espaço com nova pintura e reboco, colocação de piso, forro e instalações elétricas. O investimento busca qualificar ainda mais os serviços do Hospital Santo Ângelo”, frisou o provedor.
Provedor também destacou que a aparelhagem adquirida pela instituição possibilitará um diagnóstico mais preciso do câncer de mama. “Este tipo de câncer é o que mais afeta a mulher e se detectado no início, os índices de cura podem chegar a 95%”, lembrou o provedor Odorico Bessa Almeida que agradeceu Osmar Terra pela parceria com o hopital.
O ministro Osmar Terra, por sua vez, destacou que os recursos que destinou ao projeto será importante na luta contra o câncer de mama e lembrou das ações de conscientização que vem sendo realizadaas dentro do Outubro Rosa. “O novo aparelho posibilita que poderá ser detectado precocemente o tumor no seio. O câncer de mama é um dos tipos de câncer que mais afeta as mulheres. Esse exame permite o tratamento de frma mais precoce é descoberta na sua fase inicial aumento as chances de cura. A qualificação do serviço de mamografia do HSA beneficiará não apenas os pacientes de Santo Ângelo, mas também da comunidade regional. Quero reafirmar meu compromisso com o Hospital Santo Ângelo”, frisou Terra.
MAMÓGRAFO
Durante a inauguração das instalações deste serviço, o provedor Odorico Bessa Almeida, juntamente com o ministro Osmar Terra, fez a entrega de um mamógrafo de última geração, modelo Graph Mammo, da marca Philips. O aparelho possui monitores que permitem interpretação com alta resolução de imagens. O equipamento foi adquirido com recursos de emenda parlamentar do então deputado Osmar Terra (PMDB) pelo programa “Rede para prevenção, diagnóstico e tratamento dos cânceres de útero e de mama”. O total do investimento no equipamento foi de R$ 140 mil. O vereador Vinivius Makvitz articulou junto ao parlamentar a viabilização dos recursos.
PRESENÇAS
No ato inaugural estiveram presentes o diretor administrativo, Sidnei Rugeri, o diretor técnico, Loi Biacchi, o consultor Edemar Paula da Costa, a enfermeira chefe, Maristane Almeida, a vice-prefeita, Nara Damião, o vereador Vinicius Makvitz, o presidente do Conselho Muncipal de Saúde, Jerônimo Riechel e outros convidados.
Foto: Crisitano Devicari