Pisquiatra diz que Brasil ocupa o oitavo lugar em número de suicídios

whatsapp-image-2016-09-09-at-1-46-22-pm

O dia 10 de setembro é definido como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.Durante todo o mês vai ser desenvolvida uma ampla programação especial pela Rede de Atenção Psicossocial de Santo Ângelo dentro da campanha de conscientização sobre o assunto, com objetivo de alertar as pessoas a respeito desse problema. A médica psiquiatra Mabel Kozen revela que o Brasil ocupa o oitavo lugar no mundo em número de suicídios. Estima-se que anualmente 804 mil pessoas cometem suicídio no país, ou seja, uma taxa de 11,4 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes. Mabel salienta que dados da Organização Mundial de Saúde também mostram que no planeta a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio e que todos os anos morrem 1 milhão de pessoas por essa causa.

De acordo com a psiquiatra, quase a totalidade dos suicídios acontece em decorrência de um transtorno psiquiátrico de base. “Muitas vezes a pessoa tem um transtorno não diagnosticado e acaba não sendo tratado. Isso associado a situações de estresse ambiental (problemas pessoais, profissional, entre outros) aumenta o risco de suicídio, Costumamos a caracterizar essas condições com o termo 4 Ds: depressão, desesperança, desespero e desamparo”, explica.

Mabel Konzen conta que quanto mais alta a faixa etária da pessoa maior é o risco de cometer suicídio e a sua letalidade. “A faixa etária com maior registro de suicídios no Brasil é de 15 a 35 anos”, ressalta.

A médica salienta que a terapia com os pacientes e familiares possibilita a construção de um plano de vida e a valorização de atributos já presentes no dia a dia de quem recebe o tratamento. Mabel Konzen é coordenadora da Unidade de Saúde Mental do Hospital Santo Ângelo e membro do Comitê de Saúde Mental de Santo Ângelo.

SETEMBRO AMARELO
Dentro da campanha Setembro Amarelo haverá a seguinte programação: neste dia 16 de setembro a Olimpíada de Integração da RAPS, nas dependências do CAPS AD. E no dia 30 de setembro, no Centro Municipal de Cultura, haverá uma tarde de formação com a atenção básica sobre a prevenção do suicídio. Essa atividade será desenvolvida das 13h30min às 17 horas.

A Rede de Atenção Psicossocial de Santo Ângelo é formada pela Secretaria Municipal de Saúde, CAPS AD, 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, Unidade de Saúde Mental do Hospital Santo Ângelo e Fase.

CurtirMostrar mais reações