BANCO DE SANGUE red

BANCO DE SANGUE red

Os alunos do Colégio Tiradentes estão realizando campanha para conseguir doadores de sangue. Até o momento são 128 doadores cadastrados de várias cidades da região para fazer doação ao Banco de Sangue do Hospital Santo Ângelo. O Colégio Tiradentes é mantido pela Brigada Militar. Em Santo Ângelo o Colégio tem como comandante o major Hasadias Isaque Amaral da Silva. No total são 187 alunos que cursam o ensino médio no educandário.

Os alunos estão conseguindo doadores para auxiliar o Bando de Sangue do HSA. A campanha começou na segunda-feira, 18, prossegue até o dia 29 de maio. Os doadores são de municípios como Cerro Largo, Santa Rosa, Porto Xavier, Sete de Setembro, Entre-Ijuís, Coronel Barros, Lajeado do Cerne e Santo Ângelo.

DOADOR VOLUNTÁRIO
Diego Rodrigues de 33 anos disse, que esta doando sangue pela segunda vez e veio acompanhado de sua esposa Daiana da Rosa, que também doou sangue, aderindo a campanha. Diego destaca que campanhas como esta são importantes, pois as pessoas não sabem quando vão precisar de sangue e o doador salva vidas com essa atitude.

Conforme a enfermeira gestora do Banco de Sangue do HSA, Marta Perim Motta, essa iniciativa do Colégio é muito importante, já que o BS segue precisando de doadores. Em média estão vindo 10 a 12 doadores que já vieram na segunda, terça e quarta-feira. “Todos os tipos de sangue são necessários, pois isso beneficia a população. Temos 26 municípios de abrangência e pessoas que vêm fazer cirurgias. Muitas vezes não conseguem os dois doadores que é solicitado” destaca.

BANCO DE SANGUE

O Banco de Sangue funciona em anexo ao Hospital Santo Ângelo, na rua Antônio Manoel, e atende de segunda á sábado das 7h até as 12h30min para coleta de sangue, e até as 16h30min para outros exames, que são feitos no local.
PARA DOAR É PRECISO:
-Estar em perfeito estado de saúde
-Portar um documento com foto
-Ter entre 16 e 65 anos
-Ter peso superior a 50 quilos
-Ter dormido pelo menos 6 horas
-Não ter fumado duas horas antes da doação
-Tomar café da manhã ou estar alimentado
-Não ingerir bebida alcoólica 24h antes da doação
-Intervalo entre as doações devem ser de 90 dias para mulheres e 60 dias para homens
-Menores de idade devem estar acompanhado pelos responsáveis legais
Não pode doar sangue:
-Quem tem doença transmissível
-Quem teve hepatite após os 10 anos de idade
-Homens e mulheres que têm mais de um parceiro e mantém relações sexuais sem uso de preservativo
-Pessoas que mantiveram contato sexual com portadores de doenças infecto-contagiosas (AIDS, Hepatite, Sífilis, Doença de Chagas)
-Quem recebeu transfusão sanguínea nos últimos 12 meses
-Usuários de drogas injetáveis, ou medicação controlada
-Quem fez cirurgia nos últimos seis meses
-Quem fez tratamento dentário sete dias antes da doação
-Quem fez tatuagem nos últimos 12 meses