aaaaa

Mais de 300 pessoas participaram do 1º Fórum Missioneiro de Saúde Mental, realizado no Salão Azul do clube Gaúcho. O evento reuniu profissionais da rede de atenção à saúde de Santo Ângelo, Ijuí, Santa Rosa, Cruz Alta, São Luiz Gonzaga, Cerro Largo, Bossoroca, Entre-Ijuís, Giruá, São Miguel das Missões e outras cidades da região. Também contou com a participação de estudantes de graduação e áreas afins. O fórum foi organizado pela equipe multidisciplinar da Unidade de Saúde Mental do Hospital Santo Ângelo.

O provedor do HSA, Bruno Hesse, o diretor administrativo, Fernando Branco, o médico da Unidade de Saúde Mental, Renalto Salzano, a médica Mabel Konzen, a enfermeira chefe do HSA, Maristane Almeida, e a enfermeira Sheila Steidil integraram a mesa de abertura do evento. Na sequência teve pronunciamento da coordenadora do Saúde Mental, Mabel Konzen e logo em seguida teve o início das palestras.

A primeira palestra foi com Solange Maria Schmidt Piovesan, enfermeira sanitarista, educadora e mestre em Educação nas Ciências, que falou sobre as “Origens do atual modelo de atenção em Saúde Mental”. Na sequência, José Vicente de Alcântara, graduado em Psicologia pela UFRGS e professor da URI abordou o tema “Panorama atual da Rede de Saúde Mental”. Ele destacou o atual quadro da Rede de Atenção Psicossocial e os desafios.

Também teve palestra com a médica psiquiatra Mabel Konzen, e a médica especialista em Psiquiatria e Terapeuta Cognitivo-comportamental, Greta Nazário Viana. Elas falaram a respeito dos “Transtornos psíquicos e crônicos e ressocialização”. Mabel também falou sobre tratamentos psíquicos crônicos e psicoses. Já Greta explanou sobre a situação dos dependentes químicos.

E, por fim, aconteceu a palestra “Implicações do Poder Judiciário com o sujeito em sofrimento psíquico e suas famílias. A primeira parte foi apresentada pelo juiz Luis Carlos Rosa. Já a segunda parte foi apresentada pelo promotor de justiça, Renato Tirapelle, da Promotoria de Justiça Especializada da Infância e Juventude de Santo Ângelo.

EXPOSIÇÃO

Durante o Fórum de Saúde Mental acontece uma exposição de pintura organizada pela artista plástica Lenir Witzke. A profissional atua no Caps 2 e também no Núcleo de Saúde Mental Morada do Sol de ijuí. Ela é responsável pelo trabalho de arteterapia com pessoas que tem sofrimento psíquico.

COMISSÃO ORGANIZADORA

O evento foi organizado pelas enfermeiras Sheila Steidl e Juliana Pires, a assistente social, Priscila Dekeper dos Santos, a psicóloga Luciana da Silva, os monitores Joctã Eliezer Gonçalves e Rodrigo Machado, a técnica de enfermagem Grazi Guancino e Christieli Almeida.

bbbb